top of page

Programação

*A programação pode ser alterada a qualquer momento caso a Comissão Organizadora  do  ENEQUI  julgue necessário.  Qualquer alteração será divulgada aqui.

Minicursos

Palestras

Mesas redondas

Serão cerca de 20 minicursos, com 20 vagas cada, ministrados por professores e profissionais da área química. Além dos minicursos ministrados por pós-graduandos que acontecerão paralelos às palestras.

Serão 08 palestras com aproximadamente 300 vagas abordando diversos assuntos relativos à química, ao conhecimento químico e aos profissionais da química.

Serão 04 mesas redondas abordando o tema do encontro 'Democratização do conhecimento científico e catálise de avanços sociais' por diferentes pontos de observação.

Minicursos

Explosivos: Propriedades, Identificação e Perícia
Ministrante - Eduardo Aparecido Toledo (DPF)

Introdução. Definições legais e técnicas de explosivos. Classificação e tipos. Composição química de explosivos. Reações. Principais métodos de identificação. Locais de crime envolvendo explosivos. Usos não convencionais de explosivos. Estudo de casos. Armas de destruição em massa.

Na primeira parte, serão apresentadas as definições legais e técnicas das substâncias utilizadas como explosivos, além de suas classificações e tipos. Atenção especial será dada à composição química dos explosivos e a relação entre sua estrutura química e propriedade, além das reações químicas envolvidas nos processos. Na segunda parte, o enfoque será a identificação dos diferentes tipos de explosivos, sua utilização em delitos criminosos e como processar um local de crime onde foi utilizada uma substância explosiva. Por fim, será feita uma introdução às armas de destruição em massa.

Química de bebidas Fermentadas: Vinhos e Cervejas
Ministrante - Marcos Roberto da Rosa (UNICENTRO)

Introdução. Neste curso será abordado um breve histórico das bebidas fermentadas; como tudo começou, como eram produzidas na idade média e qual eram as características destes produtos. Em seguida uma visão atual de como os vinhos e as cervejas são produzidos industrialmente, quais os diferentes tipos e classificações existentes e quais são os maiores produtores mundiais. Será explorada toda a Química envolvida desde a matéria-prima, até a bebida final, ressaltando todas as propriedades e características importantes que são explicadas através de um estudo Químico.
Serão apresentadas as principais técnicas e análises físico-químicas para controle de qualidade dos vinhos e cervejas. Para finalizar apontar algumas curiosidades relacionadas com as bebidas fermentadas.

Introdução a Química Teórica com Ênfase em Química Quântica e Computacional
Ministrante - Luciano Nassif Vidal (UTFPR - Curitiba)

Introdução. A Química Teórica é a área do conhecimento que utiliza teorias físicas para resolver problemas de química. Ela possui diversas ramificações, como a Química Quântica, a Modelagem Molecular, a Química Computacional e várias outras. Este minicurso abordará duas destas subáreas: (1) Química Quântica: trata de maneiras para resolver a equação de Schroedinger de sistemas atômicos e moleculares e (2) Química Computacional: uso de softwares que implementam os métodos da química quântica para o cálculo de propriedades estruturais, termodinâmicas e espectroscópicas de moléculas. A primeira parte do curso apresentará ao público de estudantes de graduação, de forma sucinta e acessível (na medida do possível), os principais métodos usados para obter soluções aproximadas da equação de Schroedinger. A segunda parte tem um carácter mais prático, onde serão discutidos aspectos computacionais (sistemas UNIX, compiladores e bibliotecas, instalação de pacotes de química quântica) e o uso de softwares no cálculo de propriedades em sistemas moleculares.

Introdução. O objetivo do minicurso é apresentar a experiência acumulada no desenvolvimento de atividades demonstrativas e interativas e a articulação com a formação de professores na área das Ciências Naturais.

Pretende-se apresentar o que se propõe como "atividades demonstrativas e interativas"; a abordagem integradora e conceitual; alguns exemplos de atividades; a articulação com a formação inicial e permanente docente.

Atividades demonstrativas e interativas e a formação docente na área das Ciências Naturais
Ministrante - Julio Murilo Trevas dos Santos (UFFS)

Introdução. No presente minicurso elementos de Filosofia e de Filosofia da Ciência nos auxiliarão a identificar e analisar teorias de ensino-aprendizagem e implicações relativas ao Ensino de Química e Formação de Professores. Tais elementos ainda nos ajudarão a compreender as recentes discussões presentes no emergente campo da Filosofia da Química, contextualizando problemas de ensino-aprendizagem de conceitos químicos nos mais diversos níveis educacionais.
Assim neste contexto empreenderemos discussões acerca dos temas: Positivismo; Nova Filosofia das Ciências; O problema do reducionismo na Química e das generalizações de uma estrutura científica; Teorias de Ensino - Transmissão, Descoberta, Mudança Conceitual, Pesquisa; A formação do profissional docente de Ensino de Química.

Ensino de Química: relações entre a Filosofia da Ciência e Teorias de Ensino-aprendizagem
Ministrante - José Bento Suart Júnior (UTFPR - Apucarana)

Introdução. O clássico experimento de observação de uma vela continua a ser adotado como atividade para se “compreender” o “método científico” e como a Ciência funciona. Ao ingressarem nos cursos de Química, uma das primeiras atividades experimentais dos acadêmicos é a de “observar” e “elaborar uma longa lista de características” da vela e, a partir daí “formular hipóteses” sobre seu funcionamento, procurando testá-las. Além de abordar um suposto “método” que, de fato, não existe, na forma como é conduzido, o experimento não serve a nenhum propósito científico. Nesse minicurso vamos propor o uso do experimento da vela em outro contexto, qual seja, debater três hipóteses explicativas para a combustão da vela, a saber, aquelas feitas por Priestley, Scheele e por Lavoisier, na segunda metade do século XVIII. Os dois primeiros propuseram explicações flogistonistas para a combustão, enquanto que o terceiro esboçou a teoria da combustão pelo oxigênio. Ao final, será debatido o status epistemológico de suas teorias segundo os pressupostos de Thomas Kuhn, bem como a dificuldade existente em se estabelecer a qual deles pode-se atribuir a “descoberta” do oxigênio.

A Combustão da Vela e os Trabalhos de Priestley, Scheele e Lavoisier
Ministrante - Ourides Santin Filho (UEM)
Química Medicinal
Ministrante - Deise Borchhardt Moda (UNESPAR)

Introdução. A Química Medicinal é uma ciência multidisciplinar que tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de fármacos integrando diversas áreas do conhecimento como química orgânica, bioquímica, biologia molecular, farmacologia, fisco-química, entre outras. Nesse contexto a busca por moléculas bioativas engloba, desde o planejamento computacional até a avaliação experimental de atividade biológica in vitro e in vivo. O processo de pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos é longo e complexo e nele a Química Medicinal contribui em diversos aspectos, por exemplo, no estudo das relações entre estrutura química e atividade biológica, estudo do mecanismo de ação e cinética enzimática, além dos estudos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção (ADME). Outro aspecto importante da Química Medicinal é a integração de métodos computacionais avançados ao trabalho químico e biológico experimental que é essencial para a geração de novas moléculas bioativas qualificadas acerca das propriedades farmacodinâmicas e farmacocinéticas.
Neste curso de introdução à Química Medicinal serão abordados os métodos empregados na busca por novos fármacos além de uma perspectiva histórica desta ciência que por mais de 100 anos é objeto de estudo dos cientistas.

A importância do químico para desenvolvimento tecnológico: uma atuação responsável
Ministrante - Newton Mario Battastini (ABQ 11/13)

Introdução. O curso abordará os seguintes tópicos: A importância do químico e sua atuação na sociedade; Novas tecnologias e inovações: uma abordagem química; O profissional da química como empreendedor; A responsabilidade do químico na sustentabilidade do planeta Terra; Química verde; Integração escola empresa – experiências de sucesso; Legislação dos profissionais da química e suas atribuições: CFQ.

Introdução. Tema atual nas áreas de química, bioquímica e biofísica molecular e, bastante explorado pela indústria farmacêutica. O objetivo do mini curso será o de apresentar um dos métodos computacionais para a determinação de estrutura de proteínas complexada a ligantes, onde a partir dos resultados é possível propor mecanismos moleculares de interação e de reação catalítica. Serão realizados tutoriais com as seguintes abordagens: 1) Identificação do alvo metabólico a partir do genoma; 2) Tradução da sequencia de nucleotídeos em sequencia de aminoácidos; 3) Análise da sequencia de aminoácidos visando identificar as famílias das proteínas; 4) Busca de moldes estruturais no banco de dados de estrutura de proteínas (Protein data bank); 5) Modelagem por homologia da estrutura tridimensional da proteína alvo com um ligante (software Modeller); 6) Análise da interação proteína-ligante.
As atividades do minicurso serão todas "in silico" no laboratório de bioquímica computacional do DBQ/UEM, o mini curso terá 12 vagas (capacidade do laboratório).

Determinação da estrutura tridimensional de proteínas alvo de medicamentos pelo método de modelagem por homologia
Ministrante - Flavio Augusto Vicente Seixas (UEM)
Síntese, caracterização e aplicações de novos materiais
Ministrante - Emerson Schwingel Ribeiro (UFRJ)

Introdução. O curso basicamente será na área de Química Inorgânica, com sínteses e caracterizações de novos materiais a base de sílica gel organofuncionalizada, óxidos mistos obtidos pelo processo sol-gel, materiais carbono cerâmicos. E também, com as diversas aplicações desses materiais, como: desenvolvimento de sensores e biosensores; novos materiais sorventes para metais tóxicos e corantes; materiais aplicados em fotocatálise envolvendo fotodegradação e fototerapia.

Introdução. O curso será dividido em 3 etapas, a primeira dela será uma introdução ao tema e também uma apresentação do cenário nacional e mundial do setor de biomassa. A segunda parte será dedicada propriamente aos processos de produção de biodiesel. E a terceira parte da apresentação será dedicada à questão da qualidade da matéria prima e do biodiesel.

Processos de produção de biodiesel
Ministrante - Lisandra Ferreira de Lima (UTFPR - Londrina)
6x10²³ fenômenos químicos presentes no cotidiano de qualquer pessoa - problematizações para o ensino de química
Ministrante - Jaime da Costa Cedran (UTFPR - Medianeira) e André Luiz Tessaro (UTFPR - Apucarana)

Introdução. Quem nunca passou pela seguinte situação:

Você faz química? Então me explica por que isso acontece?

São perguntas que às vezes aparecem, mas que nem sempre havíamos parado para pensar a respeito, porem somos cobrados, como se fossemos obrigados a responder. Afinal, nós estudamos Química!!!

No curso serão abordadas várias dessas questões, mas, nem sempre, pensamos à respeito de qual fenômeno químico ou físico explica o fato.

Essas situações presentes em nosso cotidiano podem servir como problematização inicial das aulas em nível fundamental, médio ou superior, motivando os estudantes a aprender Química, pois com o conhecimento próprio dessa ciência conseguimos explicar diversos fenômenos do dia a dia. Adicionalmente, tal abordagem pode ajudar a desmistificar nossa ciência, fazendo com que os estudantes se conscientizem de que a Química está inserida diretamente em nossa vida.

Plantas, insetos e seus aromas. Os produtos naturais na Ecologia
Ministrante - Silvana Maria de Oliveira Santin (UEM)

Introdução. A Química de Produtos Naturais contribue em diversas áreas da ciência como a Farmacologia, Química, Botânica, etc. Na Ecologia, ela tem sua grande importância na descoberta de mecanismos de adaptação e coevolução de plantas em seus ambientes; e no estudos de defesa, polinização e dispersão de vegetais.

Neste minicurso iremos conhecer algumas artimanhas da natureza consideradas fundamentais para o equilíbrio entre o reino animal e vegetal. O entendimento das interações entre plantas e insetos vem assumindo grande importância nos últimos tempos, não apenas para a compreensão da ecologia, mas também para a produção de alimentos sem o uso de substâncias agressivas à natureza.

Nanotecnologia: Limites e Possibilidades
Ministrante - Rafaelle Bonzanini Romero (UTFPR - Campo Mourão)

Introdução. Durante a realização deste mini-curso serão abordados os seguintes tópicos gerais: O que é a nanotecnologia? Nanotecnologia é uma nova área da ciência? Repercussão na mídia. Ponto de vista da comunidade leiga. Tipos de Nanomateriais. Métodos de Obtenção e Caracterização. Aplicação em diferentes áreas de conhecimento.

Introdução. Softwares Químicos, uma perspectiva para seu uso no ensino médio. Este minicurso tem duração de 6 horas e irá abordar o potencial uso de alguns programas computacionais como ferramenta de suporte nas disciplinas de química do ensino médio e superior. Serão vistas algumas funcionalidades de desenho das estruturas moleculares, visualização de orbitais atômicos e moleculares e a simulação de algumas propriedades de átomos e moléculas. O curso será ministrado de forma prático-teórico, com informações relacionadas às principais funcionalidades dos programas utilizados, bem como alguns estudos de caso feitos diretamente no computador. Um dos principais objetivos do minicurso é o de apresentar a professores e futuros professores do ensino médio alguns potenciais usos na substituição de modelos moleculares físicos e como ferramenta de materialização de conceitos abstratos. Devido a abrangência de uso dos mesmos ainda pode servir como um motivador para que alunos do ensino superior e profissionais da área educacional em química possam utilizar os programas em usos cotidianos relacionados a seus estudos e trabalho.

Softwares Químicos, uma perspectiva para seu uso no ensino médio
Ministrante - Ricardo Mercadante (UNIOESTE)

Introdução. A grande maioria das reações químicas que  ocorrem em todos os seres vivos do nosso planeta de alguma forma envolve proteínas, peptídeos e aminoácidos. Segundo revisão de Zaia e cols a quantidade de aminoácidos não proteicos na Terra prebiotica era em alguns casos maior que os aminoacidos proteicos. Uma das hipóteses no estudo da química prebiótica é de que minerais podem pré-concentrar aminoácidos e catalisar a formação de peptideos. Os óxidos e hidróxidos de ferro são minerais que existiram na terra primitiva e refletem as condições pedoambientais (temperatura, umidade, pH, Eh, etc) sob as quais são formados. Portanto, por estarem presentes na terra primitiva é que fazem deles (óxidos de ferro) ótimos minerais para o estudo e o comportamento dos aminoácidos, simulando condições que pudessem ser encontradas na terra primitiva.

Química prébiotica e os minerais
Ministrante - Cristine Elizabeth Alvarenga Carneiro (UEL)

Introdução. O curso abordará os seguintes assuntos: óleos e gorduras nos alimentos, importância, aspectos fisiológico e funcional, técnicas analíticas empregadas na extração de óleos e gorduras, avaliação da composição em ácidos graxos dos alimentos por cromatografia em fase gasosa.

*A pedido do ministrante serão ofertadas 15 vagas para esse curso.

Química de Alimentos: Teoria e Análises de óleos e gorduras em alimentos
Ministrante - Jesuí Vergilio Visentainer (UEM)
Química forense
Ministrante - Valter Stefani (UFRGS)

Introdução. Confirmou mas ainda não enviou o resumo do curso.

Introdução. Introdução, definições e histórico; classificação e produtos mais usuais; principais matérias-primas; relação entre os grupos orgânicos presentes nas matérias-primas e as propriedades físicas e químicas; a controvérsia sobre ingredientes tóxicos presentes nas fórmulas; exemplos de experimentos simples; considerações finais; e referências.

Introdução à Química de Cosméticos
Ministrante - Jacqueline Aparecida Marques (UEPG)

Introdução. 

Tratamento de efluentes
Ministrante - Aguardando a confirmação oficial.

Atividades festivas

Segunda-feira (27/01)
ABERTURA
Local: Estância Gaúcha
Atração: Mestre Ouriço
Terça-feira (28/01)
FESTA DO TROCA
Local: Juscelino Acústico
Atração: Dupla sertaneja + DJ
Quarta-feira (29/01)
FESTA A FANTASIA
Local: MPB Bar
Atração: Dupla artística (diversos ritmos) + DJ
Quinta-feira (30/01)
NOITE DO PIJAMA
Local: Estância Gaúcha
Atração: Trio Magujé
Sexta-feira (31/01)
ENCERRAMENTO
Local: Dionísio Club
Atração: Grupo de samba + DJ

Mesas redondas

Quinta-feira (30/01)
O papel do feminismo na democratização do conhecimento científico e catálise de avanços sociais
Debatedores: Daniela Fusano Romão (IQ-USP), Camila Carolina Hildebrand Galetti (DCS-UEM) e Luiza Marta Bellini (DFE-UEM)
Segunda-feira (27/01)
Democratização do conhecimento científico e catálise de avanços sociais
Debatedores: Luzia Marta Bellini (DFE-UEM) e Ourides Santin Filho (DQI-UEM)
Quinta-feira (30/01)
O papel dos professores e futuros professores na democratização do conhecimento científico e catálise de avanços sociais
Debatedores: Marcelo Pimentel da Silveira (DQI-UEM), Laura Maria Roselli (FCT-UNESP) e  Maria Bernadete Pimenta Buzzato (SEED-PR)
Segunda-feira (27/01)
O papel do movimento estudantil na democratização do conhecimento científico e catálise de avanços sociais
Debatedores: Káritas Correia Gusmão (IQ-USP), Daniela Lumertz da Luz (AGRO-IFRS) e Cássia Clovié (DEQUI-UFMA)
bottom of page